Viana do Alentejo celebra 122º aniversário sobre a restauração do Concelho, com várias actividades

O Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de Janeiro, o 122º aniversário sobre a restauração do Concelho.

Para assinalar a efeméride, o Município vai atribuir a medalha de honra do Município a três associações do concelho – Grupo Coral Tertúlia dos Amigos do Cante de Alcáçovas, Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas e Núcleo “Os Leões” de Viana do Alentejo – e ao artesão, José Manuel Água Morna, durante a sessão solene que tem lugar no Cineteatro Vianense, a partir das 14h30.

As comemorações começam logo na sexta-feira dia 10, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, com a inauguração da exposição “Viana, Alentej(u)s – ALENTEJO de desenho em desenho”, de Gabriel Lagarto.

Já no dia 11, sábado, é inaugurada no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 18h00, a exposição colectiva itinerante “Descante – A desconstrução do Cante Alentejano”, promovida pela Fora da Gaveta – Associação de Promoção e Educação pelas Artes. À noite, a partir das 21h30, no Cineteatro Vianense, é apresentado o livro “O Resgate do Obsoleto nas Práticas Artísticas Contemporâneas”, de Margarida de Lopes Grilo.

No domingo, o Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar, promove, a partir das 9h30, o 7º Raid BTT Aguiar. Para as 10h00 está agendada a Caminhada “Pelos Caminhos de Santiago”, com partida e chegada ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires. Às 17h30, a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo apresenta no Cineteatro Vianense, o espectáculo “De Corpo e Alma no Fado”.

As comemorações do 122º aniversário da Restauração do Concelho terminam no dia 19, domingo, durante a manhã, com a realização da 3ª edição da Corrida “Viana-a-Par-de-Alvito”, que liga Alvito a Viana do Alentejo, com partida marcada para as 10h00, na Praça da República. As inscrições decorrem no site www.acorrer.pt até dia 15 de Janeiro. Já as inscrições das corridas jovens são gratuitas e podem ser efectuadas através das Associações de Atletismo de Beja e de Évora.

Recomendado