Vila Viçosa: Bombeiros do Distrito de Évora no Santuário de N. S. da Conceição para pedir protecção e “para conseguir encarar as tarefas e dificuldades que ai vêem” (c/som e fotos)

Este sábado, 11 de Maio, os Bombeiros do Distrito de Évora deslocaram-se ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, onde decorreu a Benção dos Capacetes. Uma cerimónia integrada no Dia do Bombeiro do Distrito de Évora, que este ano se celebra em Vila Viçosa e Redondo.

Pelas 11 horas decorreu a Santa Missa, presidida pelo Padre Francisco Couto, seguindo-se depois no exterior do Santuário a Benção.

ODigital.pt esteve presente nesta cerimónia e falou com o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, Inácio Esperança, que começou por dizer que “Dia do Bombeiro que é no fundo a Semana do Bombeiro Distrital, onde existem várias actividades e nas quais procuramos demonstrar à comunidade o que fazem os bombeiros, quem são os nossos bombeiros e no fundo criar também algum convívio entre os nossos bombeiros numa fase pré campanha dos fogos, onde os bombeiros são chamados para muitas e arriscadas actividades e é necessário estar com o ânimo e a alma cheia para conseguir encarar as tarefas e dificuldades que ai veem.”

Inácio Esperança refere ainda que esta actividade “tem uma componente motivacional mas também tem uma componente de demonstrar à sociedade de que estamos cá, quem somos e os nossos objectivos”, acrescentando que “no fundo estas cerimónias permitem alguma visibilidade aos bombeiros, não no teatro de operações, mas em cerimónias que também envolvem a população e é também isso que pretendemos. Mas a questão principal é a motivacional, eles sentirem que desempenham uma actividade valorizada, que a população aderiu, como vimos aqui e veremos amanhã certamente em Redondo, sentirem que são úteis e a população gosta deles.”