Vila Viçosa: Projecto Motor Social / CLDS 4G iniciou em Junho e já conta com mais de uma centena de beneficiários

Já iniciou, em Junho, o projecto Motor Social / CLDS 4G, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, e que se prolongará nos próximos três anos em Vila Viçosa, no distrito de Évora.

De acordo com a Misericórdia de Vila Viçosa, “o projecto pretende assumir-se como um instrumento de combate à exclusão social. Numa perspectiva de proximidade com a população, contribuindo para o aumento da empregabilidade, da capacitação, valorização pessoal e familiar, diminuindo as situações de dependência dos serviços, potenciando a autonomia e a melhoria da qualidade de vida da população.”

A Misericórdia adiantou que nos “primeiros 2 meses de trabalho, pois apesar do período que vivemos, contamos já com mais de 100 beneficiários, nas diversas actividades desenvolvidas, na área do emprego, capacitação familiar e infância.”

Relativamente a actividades já desenvolvidas até agora, destaca-se:

– “Conselheiros de Inserção Profissional” – Apoio a pessoas em idade activa e situação de desemprego, residentes no concelho de Vila Viçosa, incluindo freguesias rurais, através da integração num programa de orientação profissional e aconselhamento.

– “Informa” –  Divulgação de ofertas de Emprego e Formação, disponibilizadas pelo IEFP e outras entidades empregadoras através  das redes sociais.

– Uma ação de sensibilização para a fase de desconfinamento do Covid 19, junto da população de Vila Viçosa e das freguesias rurais;

– Apoio nas matrículas escolares, em Vila Viçosa e nas freguesias rurais;

– Desenvolvimento de um programa de “Zumba Familiar” em Vila Viçosa, que ocorre todas as quartas feiras na sede do projecto.

A Instituição refere ainda que “neste momento estamos a realizar as “Oficinas de Verão” nas Freguesias de Ciladas, Bencatel e Pardais dirigidas a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. As “Oficinas de Verão” iniciaram-se no dia 27 de julho em Bencatel, até ao dia 7 de Agosto, seguindo-se a Freguesia de Pardais entre os dias 10 e 21 de Agosto e de Ciladas entre os dias 24 de Agosto e 4 de Setembro. As inscrições para as “Oficinas de Verão” em Bencatel e em Pardais estão abertas, devendo os interessados contactar as Juntas de Freguesia da sua área de residência.”