Vila Viçosa recebe conferência internacional “Os Mármores do Alentejo. 2000 Anos de História e Memória”

Nos próximos dias 30 e 31 de maio, irá ter lugar no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, a Conferência Internacional “Os Mármores do Alentejo. 2000 Anos de História e Memória”.

Este encontro destina-se à divulgação dos principais resultados da investigação do estudo PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores, que pretende revelar a importância dos mármores alentejanos enquanto matéria-prima utilizada para a conceção de elementos esculturais e decorativos produzidos nas oficinas de canteiro e refletir sobre a evolução histórica deste ofício e a necessidade da sua reinvenção perante os desafios do futuro.

A investigação em curso pretende demonstrar como o domínio do conhecimento histórico, técnico, industrial e artístico sobre um determinado valor patrimonial pode sustentar a sua capacidade ou função cultural e turística. Especificamente, este estudo abrange um sector da atividade económica extremamente relevante para vários concelhos do Alentejo, em que o mármore – produto endógeno – tem ditado a história e a cultura de homens e técnicas, transformando a paisagem e a imagem da arquitetura e do urbanismo da região.