Universidade de Évora apresenta projecto para Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais

Na próxima segunda-feira decorrerá no Colégio Luís António de Verney da Universidade de Évora, a apresentação pública do projeto CILIFO – Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais.

Este projecto tem por objectivos a investigação e o fortalecimento da cooperação entre Universidades e os sistemas de Protecção Civil, no apoio à prevenção e combate aos Incêndios florestais na Andaluzia e no Sul de Portugal. O projecto inclui um plano comum de investigação, formação e sensibilização a desenvolver nas três regiões.

O CILIFO, promovido no âmbito do Programa de Cooperação Espanha-Portugal Interreg VA (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 24,6 milhões, 75% cofinanciados com fundos FEDER e tem a participação de 15 instituições e organismos pertencentes à Eurorregião Andaluzia-Algarve-Alentejo.

No Alentejo, o parceiro do CILIFO é a Universidade de Évora, que envolve neste projecto investigadores de 3 unidades de investigação: Instituto de Ciências da Terra (ICT), Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA).

Nestas jornadas de lançamento do CILIFO, pretende-se apresentar publicamente o projecto, debater com agentes regionais as actividades a desenvolver e divulgar alguns resultados preliminares dos estudos em curso.