Depois de ter sido consignada, no passado mês de Setembro, a obra do troço Freixo/Alandroal que integrará o futuro Corredor Internacional Sul, a empresa MOTA-ENGIL, Engenharia e Construção, S.A já iniciou as obras construção.
As obras já em curso, são visíveis nomeadamente junto à estrada que liga Alandroal ao Redondo, onde já se podem ver trabalhos de terraplanagem, sendo que entre o Alandroal e Terena, para já ainda só foram cortadas árvores, tal como acontece junto à estrada que liga o Redondo ao Freixo. Por sua vez entre a vila de Redondo e Bencatel (Vila Viçosa) apenas há estacas no chão e árvores marcadas.
Recordamos que trata-se de um investimento de 74,5 milhões de euros desenvolvido no âmbito do Programa Ferrovia 2020, que contempla a construção de um subtroço com 20,5 quilómetros da nova Linha de Évora, envolvendo, entre outros, os seguintes trabalhos:
– Construção de infraestrutura de via-férrea, incluindo terraplenagem, sistema de drenagem
– Criação de uma estação técnica
– Construção de 9 novas Pontes e viadutos ferroviários:
Ponte de São Bento – 168 metros de extensão
Ponte do Calado – 310 metros de extensão
Ponte da Seca – 148 metros de extensão
Ponte de Lucefece – 664 metros de extensão
Ponte das Gordesas – 512 metros de extensão
Viaduto do Barranco dos Pegões – 512 metros de extensão
Viaduto do Barranco dos Galvões – 310 metros de extensão
Viaduto da Retorta – 404 metros de extensão
Viaduto dos Penedrais – 614 metros de extensão
– Construção de 16 Obras de Arte para a criação de desnivelamentos rodoviários
– Execução de caminhos paralelos e caminhos de acesso e emergência contiguo
– Vedação do Canal Ferroviário
– Trabalhos preparatórios para a colocação de sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP), telecomunicações, catenária e sinalização.
O novo troço da Linha de Évora, constituído pelos troços Évora Norte/Freixo, Freixo/Alandroal e Alandroal/ Linha do Leste, terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Electrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia).
O presente contrato será objecto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contratos de cofinanciamento com comparticipações que variam entre 40 e 50%.