No distrito de Beja há uma associação que apoia em situações de exclusão e fragilidade social

A Associação ESTAR, nasceu há pouco mais de um ano assumindo, no distrito de Beja, o papel preponderante de construção, desenvolvimento e manutenção de uma plataforma de apoio logístico, através de serviços de primeira linha.

De acordo com as responsáveis, Madalena Palma e Inês Féria, “o objetivo é o de apoiar as pessoas, as famílias, as instituições e as entidades, na prevenção e/ou no apoio à resolução de problemas geradores ou gerados também por situações de exclusão e fragilidade social.

É nos referido que “a ESTAR atua junto de grupos vulneráveis – no seguimento de situações de risco – satisfazendo as suas necessidades, desenvolvendo atividades transversais e complementares à intervenção social que já existe, com capacidade de resposta imediata.

A ESTAR tem parcerias estabelecidas com inúmeras entidades do distrito de Beja, das quais se destacam autarquias, associações e empresas públicas e privadas de desenvolvimento económico e social, núcleos empresariais, instituições particulares de solidariedade social, forças de segurança, instituições de ensino superior, estruturas públicas e privadas de formação e desenvolvimento de competências específicas, bem como outras organizações sociais de âmbito nacional.

São estas parcerias que possibilitam à ESTAR responder num espaço muito curto de tempo a todos os mais de 500 pedidos de apoio a pessoas e famílias, e a todas solicitações que chegam diariamente das instituições e autarquias parceiras, diretamente do Instituto da Segurança Social, IP, ou de outras.

Para conhecer melhor esta associação e os seus projetos clique aqui.